A Santa Casa da Misericórdia de Galizes foi fundada no ano de 1668, pelo Padre Dr. João Alves Brandão, Vigário Geral do Bispado de Coimbra.
Tinha como objetivo as 14 Obras de Misericórdia, concretizadas na proteção e apoio aos órfãos e peregrinos e na prestação de serviços religiosos.
Com o evoluir dos tempos foram desenvolvidos esforços no sentido de praticar a solidariedade social, especialmente nas áreas da infância, família, deficiência e terceira idade. Assim a 28 de junho de 1999 criou-se o Complexo "Casa São João de Deus".
A Santa Casa da Misericórdia de Galizes, ou Irmandade da Misericórdia, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), do foro canónico.
Encontra-se registada sob a inscrição n.º 3/91 no Livro 2 das Irmandades da Misericórdia.
O que pretendemos
Pretendemos a promoção da autonomia e a integração da pessoa com deficiência, o desenvolvimento intelectual e motor das crianças, o bem estar e equilíbrio físico e psicológico do idoso.
Dedicada a esta causa, a S.C.M.G. - Complexo Casa São João de Deus, tem vindo progressivamente a empenhar-se no reforço de meios técnicos e humanos especializados, assim como na criação das infraestruturas necessárias para a concretização dos objetivos.